Porque fazer pesquisa Tof Of Mind?

Postado por Top Of Mind segunda-feira, 29 de março de 2010

Como já sabemos, Top of mind é uma pesquisa feita para saber quais as marcas que estão no "topo da mente" das pessoas, sendo consumidores em potencial ou não.
O grau mais importante que uma marca pode atingir é estar na mente do consumidor independente de propagandas ao redor, jingles ou qualquer tipo de material impresso ao redor.
Um exemplo claro que pode ser considerado #top of mind é a atribuição do nome da marca ao produto, como por exemplo "eu vou no mercado comprar BOMBRIL" ou "Eu preciso comprar GILLETE por que o meu acabou", usados frequentemente no vocabulário dos brasileiros. Isso mostra quão forte é ou foi a marca no mercado. Existem marcas que ja sairam do mercado e as pessoas ainda usam como nomes próprios.
Outro fato que acontece é quando caracterizada como #top of mind um marca pode praticar preços mais altos, pode mudar toda sua estratégia de marketing, além de diminuir a quantidade de propaganda veiculada. Isso é o que vem acontecendo com a coca-cola, ela diminui sua quantidade de propaganda mas não perdeu mercado, a partir do momento que ela perceber que está perdendo consumidores (afirmam que isso já está acontecendo) para Pepsi por exemplo, ela voltará com maior quantidade de propagandas e obviamente com outra grande sacada.
Enfim, uma marca pode se beneficiar muito de uma pesquisa #top of mind, por isso preste bem atenção nas marcas ganhadoras deste ano e fique atento as mudanças.

Fran Lima =)

0 comentários

Postar um comentário